Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A abordagem se baseia na identificação de comportamentos-alvo a serem ensinados, como habilidades sociais, comunicação, autocuidado e independência. São utilizadas técnicas de reforço positivo para incentivar e recompensar comportamentos desejados, enquanto comportamentos indesejados são reduzidos através de estratégias de extinção ou substituição.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
As técnicas e princípios do ABA ajudam no manejo do TDAH. Isso inclui estratégias para melhorar o foco, a organização, o gerenciamento do tempo e a autorregulação emocional.
Transtornos Cognitivos
Transtornos cognitivos que afetam o pensamento, memória e processamento de informações, podem ser trabalhados com o ABA utilizando algumas técnicas, como treinamento de memória, ensino de estratégias de resolução de problemas e reforço positivo.
Deficiência Intelectual (DI)
A ABA possui técnicas e estratégias para a gestão da Deficiência Intelectual e na melhora significativa das habilidades sociais, na capacidade de aprendizado, maior capacidade de manutenção da vida diária, melhora na comunicação e redução de comportamentos agressivos e de autoagressão.